Entre as arrudas: quarto domingo do Advento

“Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.” Salmos 89:14

[inspirado no documentário AmarElo do Emicida]

O cheiro de arruda invade meus pulmões toda manhã. Me banho com as ervas como as nossas ancestrais nos ensinam. Acendo um incenso com a poda da minha horta, como uma benzedeira que nos sopravam benções com a fumaça sagrada. O pingar do café na xícara anuncia mais um dia. O sol que anuncia a esperança do esperançar…

Mas a tristeza inunda com os números de mortos pela COVID-19, com a violência do Estado contra corpos negros, do feminícidio que aumenta em todo mundo, na LGBTIQfobia que causa dor e morte, da fome que leva vidas e desumaniza as pessoas…

Uma querida amiga me lembrou dessa fala de Eduardo Galeano que nos conta uma história sobre a utopia, quando mais caminhamos ela parece se distanciar de nós, em um horizonte longínquo, quase impossível de ser alcançado. E perguntam: para que serve a utopia? Por fim, respondem: serve para isso, para caminhar.

Caminhar entre o mundo, caminhar transformando com amor a realidade. Caminhar no ritmo de Jesus: olhar atento, caminhar presente, corpo pisando o mundo, pés de lótus que encontram na diversidade as múltiplas faces de Deus, sentindo cheiro de gente, abraçando o negligenciado. E caminhava apressado contra a intolerância, violência, contra o uso da religião para oprimir e subjugar os fiéis e contra toda injustiça!

Jesus caminha conosco na construção das utopias do Reino de Deus, nos oferecendo ramos de arruda, a Graça Divina, e a cada passo que damos. Na caminhada nossos joelhos se cansam e nossas mãos tornam-se tremulas, mas o sopro divino no alimenta a continuarmos, e o som vem do poeta vem: “Com o cheiro doce da arruda. Penso em Buda calmo. Tenso eu busco uma ajuda às vezes me vem o Salmo…”  ou um Evangelho, quando nos lembramos das palavras de Jesus: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mtt 28:20).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s