Artigos&Dissertação

 

Artigos acadêmicos sobre teologia, religião e afins.

1. Asherah, a ausência erótica de Deus – Angelica Tostes

Nessa exposição trataremos de elucidar alguns pontos a respeito da construção do monoteísmo, a supressão da imagem da Grande-Mãe e as consequências de um Deus dessexualizado para a tradição judaico-cristã.

2. As mulheres e o diálogo inter-religioso – Angelica Tostes

O seguinte artigo tem o objetivo de questionar o papel das mulheres na temática do diálogo inter-religioso e apresentar algumas mulheres que trabalharam e trabalham para a construção do ecumenismo e diálogo.

3. A teologia sem corpo: uma crítica da teopoética feminista – Angelica Tostes

Este artigo apresenta uma crítica à exclusão do corpo na reflexão teológica partir da teologia feminista, em especial, da teóloga católica Ivone Gebara. O corpo da mulher foi banido da teologia – corpo que não pode sentir, pensar e falar a teologia. A teologia feminista vem como superação desse modelo patriarcal do labor teológico. Busca-se construir uma teologia que tenha como ponto de partida a experiência do corpo. Os estudos antropológicos de David Le Breton e a teopoética de Rubem Alves auxiliam nessa costura teológica do corpo.

4. O sangue das mulheres: o diálogo hindu-cristão – Angelica Tostes

Nesse ensaio é apresentado a relação das mulheres com o sangue no diálogo inter-religioso entre hinduísmo e cristianismo. Trabalha aspectos da teologia feminista como ponto central para um diálogo hindu-critão entre as mulheres.

 

Dissertação de Mestrado: 

Nas Fronteiras: o Hindu-Cristianismo de Bede Griffiths : 

Essa pesquisa tem o objetivo de descrever a experiência inter-religiosa do padre inglês Bede Griffiths (1906-1993) e analisar suas obras sobre o diálogo hindu-cristão, produ zidas a partir desse encontro. Tal experiência será compreendida a partir de apontamentos dos estudos culturais pós-coloniais com conceitos de “fronteiras”, “entrelugares”, “margens”, propostos por Homi Bhabha. A vida de Griffiths possibilitou novos caminhos para o diálogo inter-religioso. Será analisado o diálogo hindu-cristão construído até aqui e buscará os novos horizontes pós-coloniais para tal diálogo. Espera-se, então, demonstrar o quão essa experiência de vida foi significativa para um diálogo inter-religioso hindu-cristão e aspirar outras possibilidades através da vivência de Griffiths. Neste aspecto, a pesquisa procura, sem desmerecer o legado de Griffiths, levantar perguntas das práticas e conceitos coloniais que giram em torno do diálogo inter-religioso hindu-cristão e pensar em como é possível subverter e transgredir essa maneira, com resquícios em certo sentido elitistas, de fazer diálogo inter-religioso