Yeshu Bhajan: cristianismo e hinduísmo cantam juntos

A espiritualidade e a música estão mais conectadas do que imaginamos. A música me toca de uma maneira incrível, através dela que Deus me despertou para uma nova vida. E a partir de então a música tem um significado muito especial para mim.

Como já escrevi aqui, em 2013 iniciei a pesquisa com o Movimento Hare Krishna, eu não sabia de nada sobre o assunto. Costumes, crenças, expressões artísticas, rituais, foi tudo uma linda descoberta. Confesso que no início da pesquisa um estranhamento, que é comum nas pesquisas, houve. Tudo completamente distinto do que eu estava acostumada, o cheiro, a comida, as roupas, o templo e, obviamente, a música.

Existem dois momentos de louvor a Deus no templo Hare Krishna o Bhajan e o Kirtan. O Bhajan é a preparação da alma, então nos aquietamos sentados no chão do templo e os mantras de maneira suave são tocados para que nos concentremos e possamos estar preparados realizar a adoração correta. O Kirtan é mais a festa, a alegria de estar adorando e louvando a divindade, mais agitado, mais batidas e muita dança. Meu gosto pessoal é de músicas mais calmas e assim preferia sempre o Bhajan.

“Bhajans são orações na forma de canções, ricas em significado e cheias de conteúdo devocional.” – Amma. Bhajan vem da palavra Bhakti, que significa devoção. É o momento de quietude e adoração a Deus, quando nos esquecemos no nosso eu para recebermos a Deus em nós.

Aradhna é uma palavra em sânscrito que quer dizer adoração, e é também o nome da banda cristã que surgiu em 2000, formada pelos canadenses Chris Hale, Peter Hicks and Travis McAfee. A proposta da Aradhna e dos seus criadores é formar pontes entre as culturas. A banda funde a tradicional música devocional hindu com letras Cristocêntricas. Nem consigo expressar a felicidade que veio sobre mim quando descobri essa banda.

555706_364755086900414_163601088_n

A biografia deles é incrível e a seriedade com a qual eles levam esse projeto inter-religioso. As capas dos álbuns são lindas e totalmente simbólicas e igualmente os clipes, tudo é feito com muita excelência. Há a tradução de todas as canções no site. No Spotify é possível ter acesso a todos os cds!

A profundidade das letras e a musicalidade é realmente algo que nos conecta com a profundidade do Senhor Jesus. Como diria o poeta, exprime o inexprimível:

“Sing, my soul, the song of Jesus. Sing earth sing sky. Sing bird sing wind
With one heart and mind bow down in worship. And if there is disunity with a friend go and be united. Dedicate your live. Your anxieties will grow distant”

090510r22f06

A minha música preferida é a Narahari. Narahari é uma palavra em sânscrito que significa Deus-homem, Deus-leão. Enquanto o mantra “Jaya Deva Jaya Deva Narahari. Jaya Jaya Deva Jaya Narahari” (Vitória a Deus, Vitória a Deus, o Homem-Deus) Há um belíssimo poema em inglês que é recitado:

“You are the blossoming of eternal knowledge
in all of its abundance
You are the reflected, transcendent form of the Infinite One
You are the child of the fair virgin, and yet Ruler of the Universe
Full of beautiful qualities, and yet far beyond all we understand

You are the radiant jewel in the assembly of the learned
You destroy our fears, rebuking the Evil One
You dispel our cares and remove our suffering, forever serving
And all your works shine with holiness

You, who have offered yourself up, suffering agony,
humiliation, and disgrace
The sacrifice of your life, destroying the poison within me
And you, who are the Desired One, my Beloved
The delight of my heart, you sooth my vision
And you, Victorious Crusher of Cruel Death”

 Namastê!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s