Uma etnografia experimental do Brasil: Vincent Moon e Priscilla Telmon

Quem gosta de descobrir novas bandas e ver bons vídeos provavelmente deve conhecer o canal La Blogothéque. Criado há quase 10 anos atrás por Vincent Moon e Chris Abric, o canal propõe vídeos independentes com artistas famosos ou desconhecidos em situações inusitadas, como andando, em elevadores, cafés, ruas, becos, descendo escadas etc. O La Blogothéque mudou a maneira de experimentar música.  Posso dizer por mim, metade das bandas que gosto acabei conhecendo pelo canal. Vídeos encantadores. Músicos incríveis como Bon Iver, I’m From Barcelona, Phoenix, Beirut, Fleet Foxes.

Essa ideia fantástica fez com que eu me interessasse bastante pelo cineasta francês Vincent Moon. E recentemente descobri que ele e sua namorada Priscilla Telmon, que é jornalista e fotógrafa, estão no Brasil com o projeto chamado Híbridos – Os espíritos do Brasil. “HÍBRIDOS é o retrato de um Brasil contemporâneo como laboratório de culturas e que inspira um caminho de comunhão para o mundo.

O projeto transmídia é um estudo etnográfico sobre aqueles que dão vida aos cultos religiosos no Brasil hoje, misturando tradição e modernidade.A proposta é de uma viagem musical à poesia dos homens e aos ritmos místicos do sincretismo, expressões mais profundas da alma brasileira.”

O objetivo, nas palavras do próprio Vincent Moon, é propor uma etnografia experimental. O dom e a sensibilidade que ele tem para mostrar o mundo e sons em vídeo é espetacular. Saber que tudo é sagrado, os sons, os ritos, as comidas, a arte, as diferentes danças, eis a missão de toda a humanidade recordar.

Há uma frase que ele diz que simplesmente me tocou: “Eu realmente acredito que o cinema nos ensina a enxergar. O jeito que mostramos o mundo vai mudar a maneira que nós vemos este mundo.” Como pesquisadora da religião creio que projetos como este, que mostram a diversidade e pluralidade religiosa, são ótimos agentes contra a intolerância do “diferente”. Reconhecer a religião e a experiência religiosa do outro como legítima, independente de nossas próprias crenças e convicções, é um grande passo para a verdadeira alteridade.

Esse TED é inspirador, vale a pena assistir:

Para conhecer mais sobre o projeto:
HÍBRIDOS FACEBOOK
HÍBRIDOS TUMBLR
HÍBRIDOS INSTAGRAM

Algumas fotos do projeto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s